Instituto Pensar - União Europeia prevê vacinação inicial contra Covid-19 a 40% da população

União Europeia prevê vacinação inicial contra Covid-19 a 40% da população

por: Eduardo Pinheiro 


Foto: Reprodução

Os países da União Europeia (UE), o Reino Unido e parceiros do bloco com um plano de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de ao menos 40% de sua população. Essa meta, no entanto, pode atrapalhar o plano de vacina da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Brasil e os dilemas na escolha da melhor vacina contra a Covid-19

Projeto de vacinação precoce da UE é duas vezes mais alta do que a estabelecida pela OMS, que busca comprar vacinas inicialmente para 20% das pessoas mais vulneráveis de todo o mundo. O bloco de países, no entanto, estima que pelo menos 40% de sua população deve ser vacinada inicialmente, reduzindo a disponibilidade de possíveis doses para países menos desenvolvidos. 

Com o objetivo de alcançar a imunidade de rebanho para a população, o documento subscrito por especialistas em saúde de Estados-membros da UE classifica como "grupo prioritário? mais de 200 milhões de pessoas. Estão inclusos portadores de doenças crônicas, idosos, trabalhadores da saúde e funcionários de serviços públicos.

A Comissão Europeia disse que poderia oferecer apoio financeiro para o esquema da OMS e doar vacinas, mas com as altas metas de imunização, as chances de que o bloco possa ter doses excedentes para distribuir ao restante do mundo estão diminuindo.

Corrida pela vacina

Até agora, além da vacina russa que foi aprovada antes dos testes em grande escala, não há uma vacina contra a Covid-19 aprovada. Especialistas alertam que a corrida pela vacina pode resultar em uma pandemia mais duradoura, ao impedir a alocação mais eficiente das doses.

Alguns países estão usando bilhões para tentar comprar o primeiro lugar na fila de suprimentos, caso um imunizante se mostre eficaz. EUA, Reino Unido, UE e Japão saíram na frente na corrida para estocar vacinas contra o coronavírus. Juntos, eles já reservaram mais de 1,3 bilhão de doses ? todas ainda em fase de testes.

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: